O ano de 2010 traz consigo a consolidação de uma marca arraigada na credibilidade do povo sergipano. Em meio aos avanços e às novas facilidades tecnológicas, a TV Atalaia contabiliza 35 anos de história e mostra porque faz a diferença em meio a tantos outros veículos de comunicação existentes, sendo considerada como pioneira em transmissão televisiva em todo o Norte/ Nordeste do país.
Augusto Franco, movido pela sua incomparável visão de futuro e pelo seu espírito empreendedor, decidiu no início da década de 70 montar um canal de televisão. A ideia era colocar no ar um canal de informação e entretenimento totalmente voltado para o Estado de Sergipe e seu povo. Em 1975, a TV Atalaia entra no ar como afiliada da extinta TV Tupi, sendo a segunda estação de
TV a efetuar transmissão colorida no Norte-Nordeste, dando aos telespectadores sergipanos uma nova opção em entretenimento, informação e cultura.
Com 130 funcionários, a presidência da TV Atalaia é exercida pelo ex-deputado e empresário Walter Franco, um homem que com pulso forte herdado do pai, tem estabelecido a liberdade total de imprensa como meta constante de sua empresa. Ele é uma das reservas morais de Sergipe e sendo assim, a TV Atalaia não poderia ser diferente – uma empresa ética, séria, com preocupação pelo social e com o desenvolvimento do Estado. Uma concessão pública respeitada e admirada por todos os sergipanos. Com Walter Franco, a Atalaia ganhou ainda mais credibilidade e uma relação mais próxima a população. Walter Franco e a TV Atalaia se confundem como uma só coisa: ambos são exemplo de dedicação a Sergipe e a todos os sergipanos.
Hoje, com equipamentos de última geração, é primeira do Norte/Nordeste e a quarta do país a entrar em HDTV para todo o Estado...
O início
Jorge Alves, diretor técnico da emissora lembra que desde outubro de 1973, quando ainda não havia nada, no alto do morro na Colina do Santo Antônio eles estudavam a melhor maneira de entrar no ar de forma vanguardista, quando nenhuma no Nordeste operava em cores.
Desde que entrou no ar transmitiu uma programação local que marcou sua época. Como o Sábado Geral que teve apresentadores de destaque como Reinaldo Moura, Luiz Trindade, Hilton Lopes e João de Barros. Teve também o mundo infantil com Nazaré Carvalho, com destaque para os telenoticiários que sempre foram os carros-chefe da programação. O departamento de jornalismo da TV Atalaia teve nomes como Sergio Gutemberg, Carlos Mota, Roberto Batista, Fernando Sávio, Acival Gomes, Luduvice José, Dermeval Gomes, Watyson Oliveira, Carlos Macedo, Lurdinha Gusmão, Oliveira Junior, Adalvo Fernandes, Silvio Santana, Adiberto Souza, Andre Barros, Gilvan Manoel e outros tantos que com talento e profissionalismo fizeram a base sólida do jornalismo na empresa.
O diretor de jornalismo Eduardo do Valle, há 25 anos na empresa acompanhou de perto este desenvolvimento e destaca o telejornalismo como ponto forte da emissora. “Temos duas horas diárias de informação mais duas em programas locais independentes do jornalismo”. Eduardo destaca que a TV investe cada vez mais na regionalização da programação e soma 130 horas mensais de programação local. A intenção da diretoria é de ampliar pelo menos mais 40 horas mensais”.
A TV atalaia não esquece do desenvolvimento tecnológico, o que garante a expansão do sinal para todos os municípios sergipanos e a perfeição na geração de som e imagem. Essa é outra marca da TV Atalaia.
O diretor geral Wilson Oliveira, que incorporou a grade da Atalaia em 2001, se orgulha de fazer parte desta empresa. “Recebi um convite de Dr. Walter e seu apoio incondicional para proceder a gestão da empresa, desenvolvendo reorganização administrativa, informatização e atualização do parque técnico da emissora, assim como também a incrementação da programação local da TV Atalaia”. Ele lembra que desde então muitos outros programas foram criados. “Entendo que a saída para a televisão aberta é a regionalização. O povo quer ver o Tom Cavalcanti, o Gugu, o Flamengo e o São Paulo, mas também quer se ver. Quer sua cultura, sua gente, seu jeito de viver, suas praias, o Confiança e o Sergipe. Acredito que dentro em breve a televisão aberta terá entre 30 e 40% de conteúdo local com muita informação e entretenimento ao povo sergipano”.
Grace Franco, diretora de marketing também aposta na maior flexibilidade de sua grade para fortalecer a emissora. “Quando mudamos de bandeira, a Record estava em terceiro lugar, mas hoje já está em segundo e muito bem posicionada. Estamos buscando dar continuidade à visão do meu avô (o fundador e ex-governador Augusto Franco), um homem visionário, progressista e de vanguarda que conseguiu alcançar caminhos além da visão de sua época. A entrada da TV como colorida já foi um marco. Com a migração da bandeira, a TV Atalaia, entrou com o sinal digital e hoje se consagra como a única do Nordeste e a quarta do país a transmitir em HDTV. A nossa programação pensa local e age universal. Temos o mérito de ser uma bandeira nacional, mas que investe nos artistas locais e tem a possibilidade de explorar isso comercialmente”.
Grace adianta que este momento de festa que é o aniversário trará diversas surpresas, que será um novo programa local no horário matutino.
A festa será marcada também pela entrega do premio Augusto Franco que homenageará dez personalidades que fizeram historia ao longo dos anos.
Digitalização
Com um investimento de R$ 5 milhões, a TV Atalaia se tornou a primeira emissora de Sergipe a usar o sistema de transmissão totalmente digital. O lançamento da ‘TV Atalaia 100% Digital’ foi prestigiada pelo governador Marcelo Déda, que parabenizou o diretor da TV, Walter Franco, pelo pioneirismo do grupo.
“A TV Atalaia entrou definitivamente na era digital, que é uma realidade muito recente no Brasil e hoje passa a ser uma realidade sergipana. A iniciativa empreendedora não marca apenas a história de uma empresa, mas ultrapassa os muros dessa emissora para encontrar o seu lugar de honra nas páginas da história empresarial, cultural, tecnológica e na história de Sergipe. É uma vitória do Estado com a marca da ousadia de Walter Franco”.
A emissora sergipana foi a primeira afiliada à Rede Record de Televisão a usar o sistema de transmissão totalmente digital. A emissora desafiou o tempo, modernizou-se, rompeu fronteiras, sem jamais esquecer que é sergipana. O núcleo de todas as suas campanhas institucionais valoriza o Estado.
Os testes do sistema foram iniciados na segunda quinzena de dezembro de 2008. Com a transmissão digital, os telespectadores passam a contar com a qualidade de som ainda melhor que a do estéreo. A TV digital também acabou com os chuviscos, interferências, chiados e cores borradas que costumam aparecer no sinal analógico.
O diretor técnico, Jorge Alves lembra que desde 2001 havia ido à Itália para conhecer sistemas de transmissão mais modernos. “Naquele momento vi que o formato integrado de televisão era uma tendência mundial. Dr. Walter, que é um homem de visão, já havia comentado sobre a necessidade de modernizar o sistema de transmissão da empresa”. Tudo foi idealizado pelo projeto Leatch e Tecnovidro. Para se ter uma ideia, a tecnologia chamada tape lass é tão moderna que dispensa fita, gerenciadores analógicos e a manutenção é feita de lá da Itália. De lá, é possível acompanhar chip a chip integrado, tudo com o uso do computador. As imagens simplesmente chegam ao servidor e são encaminhadas para exibição, a escolha do transmissor foi feita em 2008. A empresa tem tanto Know How que já possuía na época mais de 1600 transmissores em toda a Europa. Desde a captação até a transmissão é tudo agora é feito em Full HD. É um sistema que possui mais informações que o próprio sistema de cores. Hoje, a mesma fornecedora de transmissores europeus vende para todo o Brasil tendo a TV. A qualidade é considerada seis vezes melhor que a anterior e oferece opções diversas ao telespectador como a interatividade dos programas, pause, sistema de zoom da programação que está no ar, etc. Os dois sistemas deverão conviver juntos até 2016.
O diretor comercial Sergio Menezes revela que com a mudança da bandeira para Record, a base de clientes de varejo mais do que dobrou. “A gente quer pulverizar a venda. Cerca de 80% dos anunciantes da concorrente estão no sistema Atalaia também”
Para ele isso se deve a alguns diferenciais. “Somos a única que transmite campeonatos sergipanos, o que nos demanda escalar uma equipe de 20 a 25 pessoas envolvidas para a transmissão, por jogo. Transmitimos o basquete, há 20 anos cobrimos o Pré caju ao vivo. São essas coisas que fazem a diferença. O programa do Bareta é um sucesso absoluto de vendas. “Temos fila de espera para anunciar. Ele fala a língua do sergipano e isso agrada”.

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