O mercado de TV por assinatura será dominado nos próximos anos por
"quatro monstros". A expressão é de Alexandre Annenberg, presidente da
ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), a entidade que
representa o setor.
Annenberg dá nome aos "monstros": Oi, Telmex (Net e Embratel), Telefónica e GVT/Vivendi (operadora que ainda não oferece TV por assinatura). As quatro são empresas de telecomunicações.
O
presidente da ABTA apresentou esse cenário durante entrevista coletiva
nesta terça-feira (3), em que apresentou as novidades da feira e
congresso da entidade, a serem realizados na semana que vem em São
Paulo...
Annenberg elencou aos jornalistas os principais "desafios"
da TV paga. Defendeu um novo "arcabouço legislativo e regulatório para a
expansão do setor e aumento da competição".
Em outras palavras, a
ABTA, que até outro dia era radicalmente contra a entrada das
companhias telefônicas no mercado de TV por assinatura, agora é a favor.
A ABTA agora defende a aprovação do PL 29, que abre a TV paga para as
teles. "Hoje, a legislação impede empresas de telefonia no mercado de TV
por assinatura em suas áreas de concessão e limita a atuação de
empresas de capital estrangeiro. Se queremos ampliar esse mercado,
precisamos mudar essa legislação", disse Anneberg.
Algumas
explicações: as empresas de telefonia já estão no mercado de TV por
assinatura por meio de operações de DTH, via satélite (que são
autorizações). O que elas não podem é operar via cabo (que são
concessões) nas áreas em que atual (a Telefónica, por exemplo, pode
vender TV paga via satélite em São Paulo, mas não via cabo. A nova
legislação, proposta pelo PL 29, irá permitir que as teles operem via
cabo, usando infraestrutura que já possuem. A legislação atual limita o
capital estrangeiro (a 49%) apenas no cabo, não no DTH.
Além da
mudança na lei, A ABTA defende o lançamento de novas concorrências pela
exploração de TV paga. "É necessário conceder novas outorgas. As últimas
outorgas de cabo e de MMDS são de outubro de 2000", lembrou Annenberg.
Para impedir que os quatro "monstros" tomem conta de todo o mercado, a
ABTA irá defender que a Anatel crie normas que permita o acesso de
operadores locais, pequenos e médios (como empresas que já prestam
serviços de banda larga).
Parece, mas não é
A figura dos "quatro monstros" indica
uma concentração de mercado. É verdade, mas esse mercado seria menos
concentrado do que o atual, em que duas operadoras (Net e Sky) detêm por
volta de 70% dos 8,5 milhões de assinantes de TV paga do país.
Observe que a Sky, uma operadora de DTH, não faz parte dos quatro "monstros".
A operadora, que rompeu com a ABTA e não participará da feira e
congresso da semana que vem, tende a perder mercado com a entrada das
teles na TV por assinatura. Ao contrário das teles, que já estão no DTH,
a Sky é a única que não pode oferecer telefonia e banda larga.
Na
entrevista coletiva, Annenberg explicou que a mudança de postura da
ABTA (de contrária às teles a favorável) ocorreu porque "a entrada das
teles é inevitável" e porque hoje "já há condições de disputa com
isonomia" entre as teles e empresas de TV paga.
Mas os próprios
números de Annenberg lançam dúvidas sobre essa isonomia: enquanto as
teles faturam mais de R$ 100 bilhões por ano, as empresas de TV por
assinatura (graças a crescimentos fabulosos nos últimos anos, na casa
dos 18% anuais) atingiram a receita de R$ 10,7 bilhões em 2009. Perto
das teles, as TVs pagas, que geram 80 mil empregos diretos e indiretos,
são nanicas.
A mão da Globo
O que Alexandre Annenberg não contou foi que a mudança de postura da
ABTA ocorreu justamente depois que a Globo "desistiu" de ser operadora
de TV paga. A Globo se posiciona agora como uma grande produtora e
distribuidora de conteúdo em todas as plataformas possíveis.
A
Globo já manifestou que em breve irá reduzir sua participação na Sky
para apenas 7%. No mercado, dá-se como certo que após a aprovação do PL
29 ela irá transferir o controle da Net para a Embratel, subsidiária da
mexicana Telmex.
Fonte: R7.com
Fonte do Texto: http://tvmagazine.com.br/blogs/post.asp?ID=6260
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