Quando chegam os festejos juninos, Sergipe se mobiliza para consagrar a maior manifestação da cultura nordestina. Em um cenário enfeitado com bandeirolas coloridas, aquecido pelo calor da fogueira e ritmado pelo som da sanfona, do triângulo e da zabumba, o estado se transforma em um grande arraial...
E é neste vai e vem animado que outro símbolo dos festejos juninos pede passagem: as quadrilhas juninas. Com seus trajes coloridos, coreografias ensaiadas e clima alegre contagiante, esta típica manifestação da cultura local é um espetáculo à parte, atraindo não apenas os olhares dos sergipanos, mas dos inúmeros turistas que por aqui chegam para desfrutar deste período tão festivo.
E para apoiar e fortalecer esta tradição, há cinco anos a TV Sergipe criou o Concurso de Quadrilhas Juninas Levanta Poeira, que desde então viaja pela capital e interior do Estado em uma verdadeira caravana, permitindo que a cultura seja disseminada e incentivada, sempre com divulgação nos telejornais da emissora.
“Nossas equipes de jornalismo seguem pelo interior de Sergipe nesta caravana e, junto com a equipe do Núcleo de Produção Especial, o NPE, vão mostrando em nossos telejornais cada cidade pólo, suas potencialidades, atrações culturais e, claro, as disputas. Estaremos também ao vivo com o apoio de nossa Engenharia e Programação. Trinta profissionais estarão envolvidos na cobertura da caravana e do concurso”, informa Ligia Tricot, diretora de jornalismo da afiliada Globo.
Este ano, oito cidades vão receber o concurso: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Ribeirópolis, Carira, Cristinápolis, Frei Paulo e Canindé de São Francisco. Serão ao todo seis dias de seletivas, três dias de semifinais e um dia de final.
“A prova do sucesso do concurso pode ser medido pela procura dos municípios em participar e até sediar o evento, além do reconhecimento do mercado publicitário em relação ao valor deste produto”, observa Victor Amaral, diretor comercial da emissora.
Ao todo, serão 36 quadrilhas se exibindo no evento, realizado em parceria com a Federação das Quadrilhas Juninas de Sergipe. Este ano, uma das novidades é que três quadrilhas e não mais duas, serão classificadas por noite. Com isso, o concurso terá agora três semifinais. E duas quadrilhas a mais vão para a final.
Pela fórmula de disputa, na seletiva seis quadrilhas se apresentam por noite e quatro delas passam para as semifinais. Nas semifinais, oito se apresentam por noite e três delas avançam para a final. Na decisão, as nove quadrilhas finalistas competem pelo título e a vaga de Sergipe no Concurso de Quadrilhas da Rede Globo Nordeste, que este ano será em Recife, no dia 3 de julho. Ano passado, a campeã do Levanta Poeira, a Unidos em Asa Branca, representante da capital, trouxe o título para Sergipe.
“A expectativa é que tenhamos mais de 2.000 pessoas na disputa, entre quadrilheiros e pessoal de apoio. E pelo que já vimos nos ensaios, temos certeza que este ano o Levanta Poeira será ainda mais charmoso e competitivo”, informa Dida Araújo, idealizador e coordenador do concurso.
A primeira seletiva já ocorre na próxima sexta-feira, dia 28, a partir das 19 horas. A etapa de abertura acontece no Gonzagão, localizado no Augusto Franco. As quadrilhas que se apresentam são, pela ordem: Canto do Sabiá, Apaga Fogueira, Pioneiros da Roça, Maracangaia, Unidos em Asa Branca e Asa Branca.
Fonte: http://www.jornaldacidade.net/2008/noticia.php?id=65955
Nenhum comentário:
Postar um comentário