(Revista Home & Theater)
Para quem já estava achando que todos os TVs LCD com backlight de LED são iguais, eis que surge uma nova geração de telas finas. A façanha é da coreana LG, que está exibindo a novidade aqui na IFA 2010. Trata-se dos TVs com tecnologia "nano-LED", que conseguem ter espessura ainda menor que a dos modelos já conhecidos.
Até agora, os TVs mais finos à venda em todo o mundo são os LCD-LEDs dos fabricantes coreanos. Mas a LG promete mudar esse panorama. Sua linha LEX8 (foto) utiliza um novo tipo de painel traseiro para iluminar os pixels que formam a imagem. A tecnologia, denominada Nano Lighting, aplica pequenas partículas luminosas (daí o nome) sobre a parte interna do painel. São os chamados "leds azuis", desenvolvidos pela empresa californiana Nanosys, que assinou acordo de exclusividade com a LG no início deste ano.
Segundo Jason Hartlove, diretor da Nanosys, os backlights já saem prontos da fábrica para serem montados nos painéis de LCD. Baseiam-se num software de processamento que controla a intensidade das partículas luminosas, chamadas tecnicamente de quantum dots. Enquanto num painel de led convencional trabalha-se com 192 divisões da tela, no Nano-LED esse número sobe para 288. A iluminação de cada pixel é controlada individualmente.
O resultado é uma imagem com maior contraste e cores mais vibrantes, como vimos aqui na IFA. Mais ainda: o painel completo fica com apenas 1,25cm de espessura, sendo que a tela em si tem 0,88cm.
Fonte: http://revistahometheater.uol.com.br/site/tec_noticias_02.php?id_lista_txt=6633
Nenhum comentário:
Postar um comentário