O serviço de TV por assinatura ganhou quase um milhão de novos assinantes nos primeiros seis meses de 2010 - 8.426.462 domicílios em junho, contra os 7.473.476 no fim do ano passado.
A alta, de 12,7% no semestre, foi mais uma vez liderada pelo desempenho do DTH (satélite), ofertado pelas teles - Embratel, Oi e Telefônica. Sozinho, o segmento respondeu por 75% do crescimento da TV paga neste ano. Das 952,9 mil novas assinaturas, 715 mil se deram via DTH.
O desempenho é ressaltado no relatório divulgado pela Anatel. “Como consequência da expansão dos serviços de DTH nos últimos meses, a participação da TV por Assinatura via satélite cresceu em relação aos serviços prestados via TV a Cabo e MMDS.”
“Em janeiro deste ano, os serviços de DTH representavam 37,4% e os serviços prestados via TV a Cabo eram 57,9% dos serviços de TV por Assinatura. Ao fim do primeiro semestre de 2010, a participação dos serviços via satélite atingiu 41,5% da base e os a cabo passaram a atender 54,5% dos assinantes.”
O cabo ainda lidera o setor, com 4.592.320 assinantes. Mas o ritmo de adesões via satélite permite a projeção de uma virada no mercado. Enquanto o DTH ganhou 715 mil clientes, o serviço via cabo registrou aumento de 277,7 mil no mesmo período.
Na contramão do bom momento dos serviços de TV por assinatura, o segmento de MMDS (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal) segue encolhendo. O MMDS fechou o ano passado com 355 mil clientes, mas chegou em junho de 2010 com 339 mil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário