(Fundação Aperipê)
A última mesa redonda do 3º Seminário sobre Programação para TV Pública debateu ‘Migração Digital’, com os convidados Jefferson Andrade, diretor de Operações da Fundação Aperipê; Guido Lemos, coordenador do LAViD/UFPB (Laboratório de Desenvolvimento de Aplicações em Vídeo Digital), e James Görgen, coordenador de Políticas Audiovisuais do Ministério da Cultura.
Na abertura da discussão, Jefferson Andrade falou sobre a TV Digital e a migração da Aperipê TV para a nova tecnologia. Para contextualizar a plateia, o diretor de Operações da Fundap destacou a qualidade de recepção da TV Digital que não tem ruídos, diferente da analógica que perde o contato da imagem à medida que se afasta da antena de transmissão. Segundo Jefferson, desde 2007 a Aperipê TV faz a preparação para utilizar a nova tecnologia. “Diferente das outras emissoras e afiliadas sergipanas, que começaram o processo pela transmissão, nós iniciamos pelo mais importante: a produção dos equipamentos e da equipe”, ressaltou.
Já o coordenador do LAViD/UFPB, Guido Lemos, destacou os principais recursos da TV Digital, entre eles a mobilidade e a interatividade. “A capacidade de receber conteúdo em qualquer lugar e a qualquer momento (mobilidade) possibilita o acesso permanente à programação, enquanto a participação do telespectador (interatividade) introduz suas ideias naquilo que é preparado para ele”, explicou o convidado.
Para encerrar a primeira parte e dar início às discussões, o Coordenador de Políticas Audiovisuais do MinC, James Görgen, destacou a importância de a TV Digital Pública cumprir seu papel de transmitir a programação que realmente agrada o povo. “A infraestrutura pode ser bonita, mas a tecnologia sozinha não serve para nada. Se não houver um belo conteúdo que represente os brasileiros na tela, a grade não vai chamar a atenção”, completou.
A programação do 3º Seminário sobre Programação para TV Pública será encerrada na manhã desta sexta, 7, com a formação de Grupo de Trabalho que dará ideias para a programação e gestão da Aperipê, cujo conteúdo será disponibilizado para consulta pública.
Fonte:
http://aperipe.swapi.uni5.net/noticias/fundap/05/2467/migracao-digital-encerra-ciclo-de-mesas-redondas-do-3%c2%ba-seminario-sobre-programacao-para-tv-publica/
Nenhum comentário:
Postar um comentário