Recentemente em Aracaju dois filmes de muito sucesso e com efeitos especiais em terceira dimensão (3D) foram exibidos nas telonas dos cinemas da cidade e do mundo, produzidos na famosa Hollywood. São eles ‘Avatar’ do diretor James Cameron que é o recordista mundial em arrecadação com mais de U$ 2 bilhões de dólares em bilheteria e ‘Alice no País das Maravilhas’ do excêntrico diretor Tim Burtom. Mas para os cinéfilos aracajuanos uma polêmica tem gerado muito burburinho. Porque Aracaju não possui salas de exibição em terceira dimensão?...
Segundo o jornalista e crítico de cinema Ivan Valença ele já tentou entrar em contato com a gerência do cinema, mas eles não explicaram o motivo da cidade ainda não contar com a novidade. “Oficialmente eles não dizem nada, mas eu fiquei sabendo que o equipamento havia chegado por aqui e o Cinemark quis dividir os custos com Shopping Jardins, mas a minha pergunta é a seguinte: O cinema é dele ou do Shopping?”, indagou.
De acordo com Ivan Valença, praticamente todas as grandes cidades do país contam com salas digitais. “Aqui o Cinemark tem 14 salas de cinema, mas ainda não tem a sala em terceira dimensão. É uma novidade revolucionária e Aracaju é quase uma metrópole, uma cidade com cerca de 600 mil habitantes não poderia ficar de fora dessa novidade. Eu fico torcendo para que chegue logo”, afirmou.
A auxiliar em serviços gerais, Joseane Matos, contou que é fã de filmes com muitos efeitos especiais. “Com certeza adoro esse tipo de filme e acho que deveria ter a tecnologia em Aracaju, as coisas sempre vem por último. As pessoas sempre estão cobrando a nova tecnologia”, disse.
Para as estudantes Manuele Coutinho e Samia Lourena, é frustrante Aracaju ficar atrás de outras cidades. “Aracaju está um pouco atrás em tecnologia, a gente vem no cinema toda a semana e recentemente vimos Alice, mas com um gostinho de que os efeitos poderiam ser melhores com a tela em terceira dimensão”, falou Manuele.
Já a jornalista Suyene Correia contou que o Cinemark de Aracaju é um dos mais antigos do país. “Levando em conta que o nosso multiplex Cinemark é um dos mais antigos do Brasil, deveria a empresa ter uma sensibilidade, pois não é porque Aracaju é uma cidade pequena que não podemos ter a oportunidade de contar com essa nova tecnologia”, opinou.
Cinemark
A reportagem do Portal Infonet entrou em contato com o Cinemark e quis saber quando a novidade (terceira dimensão) poderá ser assistida na cidade. Por meio da assessora de marketing, Vanessa Hart, fomos informados que existe uma previsão, mas sem data definida.
A assessora informou que para deixar uma sala apta para exibição de filmes em 3D são necessários alguns itens. “Temos que realizar a instalação de projetor digital e pintura prateada na tela, apropriada para refletir as imagens projetadas digitalmente em 3D (que aumenta a quantidade de luz refletida). A Rede Cinemark utiliza o sistema de projeção digital líder no seguimento 3D, o REAL D. Além disso, durante a sessão, é necessária a utilização dos óculos”, respondeu.
De acordo com a assessoria de marketing os filmes recém lançados para as salas em terceira dimensão podem ser assistidos nas salas normais. “É possível assisti-los em salas regulares também. Ambas as versões - 2D e 3D – são exibidas com toda a qualidade e tecnologia da Rede Cinemark, mas são experiências diferentes. Alguns espectadores ainda preferem assistir filmes em formatos regulares, enquanto o 3D vem se firmando para outros”, disse ela.
Segundo Vanessa, o custo do ingresso aumentaria com a chegada dessas salas. “Os valores nas salas 3D são mais elevados por toda a tecnologia envolvida na exibição de um filme deste tipo”, informou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário