
Com enorme potencial para expansão, microblog tenta controlar ainda mais os desenvolvedores para não perder receita com publicidade.
O Twitter está celebrando seu quinto aniversário este mês. Para marcar a data, a empresa liberou um lote fresco de dados sobre seu crescimento e utilização, como o fato de que foi preciso esperar três anos para atingir a marca do 1 bilhão de tuites enviados – quantia que hoje é alcançada toda semana.
No ano passado, a média de tuites enviados por dia aumentou de 50 milhões em março de 2010 para 140 milhões este mês, afirmou a empresa, em seu blog oficial.
Atualmente, cerca de 460 mil contas de Twitter são criadas todo dia, em média. Em um ano, o número de usuários do microblog aumentou 182%.
Apesar deste crescimento, o Twitter parece ter bastante espaço para expansão. Em dezembro, o Pew Internet & American Life Project informou que 8% dos residentes dos EUA usam o serviço.
Ao completar 5 anos, o site encontra-se cada vez mais incomodado com alguns de seus desenvolvedores externos, que construíram aplicações complementares ao microblog.
Nos últimos 12 ou 15 meses, o Twitter tem acrescentado funcionalidades nativas no serviço que, em muitos casos, replica e compete com aplicações construídas por esses desenvolvedores, o que tem provocado tensões e queixas.
Mais recentemente, neste fim de semana a empresa declarou que não quer que os desenvolvedores criem aplicações clientes que repliquem a funcionalidade básica do Twitter.com.
O Twitter também alertou que os desenvolvedores de aplicações existentes serão levados a obedecer de forma estrita seus termos e condições.
O Twitter afirmou que precisa fazer isso para tornar a experiência de uso mais uniforme e dar a ela mais qualidade, mas alguns desenvolvedores afetados têm protestado, dizendo que o Twitter não quer que as pessoas usem aplicações cliente alternativas para não diluir o tráfego do Twitter.com e, consequentemente, minar seu negócio de publicidade online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário