
Aracaju conta atualmente com onze sinais de televisão aberta, ou seja nas frequências VHF (02-13) e UHF (14-69), mas apenas quatro deles são geradoras locais, uma publica e três comerciais, mas uma delas é de conteudo religioso.
Na verdade, das cinco grandes redes de televisão, possuimos apenas afiliadas a três delas (Globo, Record e Rede TV!), sendo que esta ultima opera somente na TV por Assinatura. Band e SBT são apenas retransmissoras, que não fazem mais do que repetir os sinais de Salvador e do interior de São Paulo respectivamente. Quanto ao SBT, seria o que chamamaos de "SBT Rede", sem programação local, porém, no Horário de Verão, o sinal passa a ser do "SBT Belém", com programação local do Pará, tudo por causa da classificação indicativa dos programas noturnos, fazendo com que a série exibida às tardes, passe para a noite.
Aracaju é uma das capitais que possuem poucos canais em sua tv aberta, ao todo estão outorgados onze estações retransmissoras, ou seja, as que apenas repetem os sinais de suas sedes, mas apenas sete estão no ar.
Todos esses fatos poderiam conspirar para que o numero de antenas parabolicas, TV a cabo e outras TV's por assinatura fossem muito relevantes. Bom, de fato é sim, mas ainda é possivel ver que grande parte das residências ainda tem somente o sinal de televisão terrestre.
Outra coisa relevante é que desse numero de repetidora, quatro constam no Plano Básico da Anatel como sendo destinados a geradoras de televisão comerciais, mas por que nunca foram a licitação? Talvez por que os governos anteriores não houvessem liberado licitações na area de radiodifusão.
Outro fato, o canal 23, outorgado para ser uma repetidora da MTV, desde que entrou no ar está alugado para a Rede Família, emissora pertencente a Record.
Alguns anos atrás, surgiu um boato de que a cidade passaria a contar com uma afiliada a Band, na epoca estava em curso uma licitação para geradora que por motivos que não foram muito bem explicados foi cancelada. Desde dezembro de 2009, foi aberta uma nova licitação, dessa vez para o canal 46, que tem lance minimo de R$ 2,5 milhões somente pela outorga, fazendo com que aparecesse cerca de 17 empresas participantes.
Quanto a TV Digital, hoje possuimos três canais, sendo dois com conteúdo em Alta Definição. Para que a cidade digitalize todas as emissoras, falta apenas uma emissora, a "Televisão Pública do Estado", que talvez acabe por estrear seu novo sinal depois da primeira repetidora digital, tudo por que a Rede Vida já adiantou em seu site que pretende digitalizar seus sinais em todas as capitais em 2011 e que até agora está acontecendo, pois já são quatro capitais com sinal digital da emissora.
Mas, a real finalidade desse texto é mostrar que não somente a cidade, mas todo o estado tem sim condições de ter mais emissoras de televisão, para que a programação local consiga ter mais conteudos.
Sergipe precisa ganhar mais emissoras de televisão local abertas, que assim como as existentes, destaquem a cultura, as festas e a história desse estado, com uma programação local de qualidade.
Por Lucas Honorato,
Televisão em Aracaju.
Por Lucas Honorato,
Televisão em Aracaju.
Nenhum comentário:
Postar um comentário