A FCC, agência reguladora do mercado de telecomunicações e mídia dos EUA, decidiu alocar as freqüências vagas do espectro entre os canais de TV para concessões de banda larga móvel. O objetivo é desenvolver uma nova gama de tecnologias, chamada de super WiFi pela agência norte-americana. Este é o primeiro bloco de espectro em banda não licenciada que está sendo colocado à disposição do mercado americano em mais de 20 anos.
O espectro entre 300 e 4000MHz, chamado de “faixa branca”, é considerado ideal para banda larga móvel, porque o sinal é capaz de transpor paredes. Desbloquear esse espaço é abrir caminho para novas indústrias aparecerem, criar empregos, atrair investimento e estimular a inovação, diz a FCC em comunicado.
"Nós sabemos que a principal aplicação será o super WiFi, que é o WiFi com maior cobertura, mais velocidade e conexões mais confiáveis", diz o presidente da FCC, Julius Genachowski. Hoje, as conexões cobrem no máximo um raio de 100m; com o Super WiFi, isso sobe para 1,5km! Empresas como Microsoft, HP, Google, Intel, Motorola e Dell vinham pressionando a FCC a tomar essa decisão. Todas estão de olho no novo mercado, estimado em pelo menos US$ 12 bilhões por ano.
Fonte: Tela Viva
Nenhum comentário:
Postar um comentário