Apesar da má campanha da seleção brasileira na Copa da África do Sul, os fabricantes e revendedores de TVs não têm do que se queixar: as vendas de janeiro a junho somaram 6,4 milhões de unidades, um crescimento de 75% sobre o primeiro semestre de 2009. Segundo a Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), esse valor supera tudo que foi vendido pela indústria entre os anos de 1998 e 2003.
"O desempenho foi bom, atingiu as expectativas, e o ano deve encerrar com vendas de mais de 11 milhões de televisores", afirmou Lourival Kiçula, presidente da Eletros, na abertura da Eletrolar Show 2010, feira do setor eletroeletrônico voltada para os lojistas. Se a previsão se confirmar, as vendas de TVs no ano aumentarão no mínimo 14,5%, levando em conta os 9,6 milhões comercializados em 2009.
Do total vendido no primeiro semestre deste ano, 4 milhões de unidades (60%) são televisores de tela fina (plasma, LCD e LED-LCD) e 2,4 milhões são aparelhos de tubo CRT. As vendas de TVs de tela fina tiveram acréscimo de 184,8% nos volumes, na comparação com igual período de 2009. Os televisores de tubo, com tecnologia mais antiga, registraram crescimento de apenas 6,2% nos volumes em igual período.
Além da recuperação da renda, do emprego e os prazos dilatados do crediário, Kiçula diz que a renovação tecnológica explica em boa medida o interesse de adquirir um TV mais moderno. Isso indica que o mercado deve seguir firme no segundo semestre, apesar de 2010 ter sido um ano de Copa, quando normalmente a sazonalidade é invertida. Isto é, há maior concentração de vendas de janeiro a junho.
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