Mais uma nova geração de televisores chegam ao mercado, trata-se dos televisores com capacidade de recepção de imagems em 3 dimensões. Essa tecnologia cada vez mais avança e deixa de ser exclusiva dos cinemas. Inclusive, uma emissora de televisão aberta brasileira, realizou a primeira transmissão em 3D da tv aberta mundial.
Mas, você se lembra que já houve filmes em 3D nos cinemas muito antes dessa nova tecnologia, e aqui em Aracaju também? Nessa epoca, era utilizado oculos com uma lente azul e outra vermelha, além de que o projetor utilizado nas salas de exibição era o mesmo projetor 2D.
Hoje, para ter acesso a imagens 3D é necessario fazer altos investimentos, nos cinemas a aquisição de novos projetores e em sua casa, a aquisição de um televisor compativel.
Funcionamento do 3D
A criação do efeito 3D, depende que o televisor faça apenas uma coisa: exibir imagens diferentes para cada olho, e isso é feito da maneira mais simples: com a exibição da imagens alternadamente. Blu-Ray's e videogame's 3D já enviam a sequencia correta: primeiro frame: olho esquerdo e em seguida referente ao olho direito. E qualquer televisor com velocidade minima de 60Hz, todos os modelosfabricados nos ultimos três anos, possui capacidade de fazer isso.
A outra parte que cria a visualização em 3D são os shutter glasses, os oculos que são responsaveis por essa atividade. Possuem lentes de cristal liquido que ‘abrem’ e ‘fecham’ alternadamente a cada 1/60 de segundo, em sincronia com o vídeo. Quando o frame esquerdo está na tela da tv, o óculos ‘abre’ o seu olho esquerdo (e fecha o direito). Quando é a vez do frame direito, ele abre o seu olho direito (e fecha o esquerdo). Dessa maneira, cada olho só enxerga as imagens destinadas a ele. O seu cérebro junta tudo isso e pronto: tem-se o efeito 3D.
Mas, o principal problema: para o correto funcionamento, os óculos precisam ser sincronizados com o vídeo. E aí é que está o problema.
Fabricantes
A cada 1/60 de segundo, será necessario o envio de um sinal para os óculos 3D, avisando qual das lentes deverá ser aberta: a esquerda ou a direita. Os óculos têm embutido um receptor sem fio, justamente para isso. Agora vem a questão: quem vai mandar esse sinal de sincronia? Pode ser o tocador de Blu-ray 3D, ou o videogame 3D (Aliás, lembra do Master System, aquele console dos anos 80? Ele tinha jogos e óculos 3D – que eram compatíveis com qualquer televisor).
E a decisão dos fabricantes: o chip responsavel pela sincronia sria insatlado no proprio televisor. Caso queir desfrutar da nova tecnlogia em sua casa, simplesmente você poderia adquirir um player 3D e não haveria necessidade de mudar seu atual televisor. Mas, como tudo é dinheiro, os fabricantes preferem que você troque o seu televisor, que custa cerca de $2000 do que você comprar o chip e os oculos por apenas $50.
Nenhum comentário:
Postar um comentário